quinta-feira, abril 25, 2024
HomeMundoLixo nuclear chega a seu destino final após confrontos

Lixo nuclear chega a seu destino final após confrontos

Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, o comboio carregado de lixo nuclear chegou ao seu destino final após uma viagem de 1.200 quilômetros e muitos confrontos entre a polícia e os ativistas. Mais de 1800 manifestantes esperavam ontem pelos resíduos nucleares e impediram o acesso ao local bloqueando a estrada.

Algumas horas do lixo nuclear chegar a Gorleben, no norte da Alemanha, a polícia jogou água com o auxílio de canhões para dispersar os ativistas. De acordo com a associação ecologista X Tausendmalquer, os conflitos deixaram aproximadamente 70 feridos. Na última parte da viagem feita com caminhões, dois manifestantes subiram em um dos veículos para que eles parassem.

Com uma intensa segurança policial, os 11 contêineres, cada um deles com 28 toneladas de lixo radioativo, entraram em Gorleben, mesmo depois de todas as tentativas dos ativistas de impedirem que ele chegasse. A viagem dos resíduos começou na quarta-feira, na França. O lixo nuclear fez parte do trajeto de comboio e depois foi transportado por caminhões.

Esta viagem é realizada desde 1995 e ainda causa polêmicas em toda a Alemanha, pois os resíduos foram armazenados no local. As organizações ecológicas e os agricultores querem uma solução rápida e definitiva para a armazenagem do lixo nuclear altamente perigoso.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias