Publicado em: segunda-feira, 18/02/2013

Livros nacionais clássicos viram games online

Livros nacionais clássicos viram games onlineOs pais e mães que estão inconformados com o período de tempo que os filhos estão gastando na frente de videogames vão ter que pensar duas vezes antes de dar uma bronca.

Pois pode ser que os filhos, enquanto estão jogando, podem estar colaborando com Leonardo para que consiga escapar do temido major Vidigal, ou, da mesma forma que João Romão, queiram fazer a construção de um cortiço, ou até mesmo queiram descobrir se Capitu, traiu ou não Bentinho.

Estas situações são parte, respectivamente, dos livros Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida escrito no ano de 1852, O Cortiço de Aluísio Azevedo publicado em 1890, e em Dom Casmurro de Machado de Assis obra que chegou ao público em 1899. Estas que são três das grandes obras da literatura do Brasil foram transformadas em games on-line através do projeto online Livro e Game.

Este projeto, que é financiado através da Fundação Telefônica, teve sua criação feita pelo gestor cultural Celso Santiago. Que diz que o objetivo é mostrar que os livros não são chatos que fazem com que os alunos sejam obrigados a ler. Dessa forma os livros estão vivos, e podem mudar a vida do leitor.

A obra Memórias de um Sargento de Milícias, que tem o enredo mais leve e divertido destes três livros, foi o que pode render mais jogos. Foram feitas dez etapas no total, que estão perpassando a história do livro. No game jogador vai ter colaborar com o malandro protagonista a fugir da palmatória na escola e a que consiga conquistar o amor de Luisinha.

No game de O Cortiço o desafio é que o orçamento seja equilibrado para que possa ser montada uma vila utilizando materiais com qualidade. Já em Dom Casmurro há um quebra-cabeças e alguns labirintos que estão refletindo a ambiguidade dos personagens. Nos games há trechos dos livros, além textos que chegam a comentar as obras e vidas dos autores.

Nos dias 25 de Fevereiro a 31 de Março, Santiago promoverá um curso que é voltado para professores, para que estimule-os a utilizar o site em suas aulas. Quem quiser participar pode fazer sua inscrição no site do projeto.