Publicado em: segunda-feira, 05/09/2011

Linux identifica invasão ao seu sistema três dias depois de completar 20 anos

O sistema operacional Linux, alternativo ao Windows por ser de código aberto, sofreu uma invasão no dia 28 de agosto na sua página responsável pelo desenvolvimento do produto, o Kernel.org. A data em que a invasão aconteceu se mostra mais representativa por ter sido apenas três dias depois do aniversário de 20 anos do Linux, completados no dia 25 do mesmo mês. Depois da divulgação da invasão, usuários das comunidades da empresa também reconheceram que o episódio é ‘embaraçoso’.

Apesar de o Linux também ter sido alvo de ataques hacker, os seus usuários domésticos são dificilmente prejudicados. Além disso, ao comparar os casos de invasões ao Linux e ao Windows, por exemplo, nenhum episódio envolvendo o primeiro foi tão prejudicial quanto aqueles considerando o segundo. Um exemplo que aconteceu antes do mais recente é o caso com o vírus Slapper, que contaminou os sistemas do software ao usar uma falha no OpenSSH.

Apesar de ter sido percebida no dia 28 de agosto, a invasão ao Linux aconteceu de fato no dia 12. O endereço invadido é o responsável por hospedar o código fonte do Linux, sendo que depois ele é redistribuído. Porém, de acordo com os desenvolvedores, esse código fonte é protegido com um sistema que automaticamente envia notificações caso aconteçam modificações não-autorizadas.

Por conta das invasões que aconteceram ao sistema do Linux, este se classificou como o mais ‘atacado’ durante o ano de 2010, pois foi identificado o maior número de páginas desfiguradas usando o seu sistema.