Publicado em: sábado, 07/07/2012

Líbia começa primeiras eleições legislativas desde 1964

Na manhã deste sábado (7), os eleitores da Líbia já faziam fila para poder comparecer nas histórias eleições legislativas do país. Os colégios eleitorais começaram a funcionar às 8h (3h no horário de Brasília), para que os líbios possam votar nas primeiras eleições depois de 48 anos. Mais de 2,5 milhões de eleitores foram convocados para irem às urnas neste pleito.

Nesta eleição, os líbios irão eleger os 200 legisladores que farão parte do Conselho Nacional Geral (CNG), sendo este o mais importante órgão legislativo do país, que irá substituir o Conselho Nacional de Transição (CNT). O CNT esteve no comando da Líbia logo depois que a revolta armada popular conseguir tirar o ditador Muammar Kadhafi do poder.

Composição do CNG

Para compor o CNG, 120 cadeiras serão destinadas para os candidatos independentes. As 80 restantes estão reservadas para os candidatos dos mais de 200 partidos que disputam as eleições legislativas. O Exército do país determinou estado de alerta para garantir que as eleições sejam realizadas nos cerca de 6.600 colégios eleitorais.

Além disso, 40 mil agentes de segurança e três mil soldados foram disponibilizados para manter a segurança no pleito. A atual assembléia legislativa do país anunciou, na última quinta-feira, que a Comissão Constitucional irá fazer uma nova Carta Magna. Esta Comissão não será formada pelo CNG, mas sim, seus membros serão escolhidos por sufrágio nos próximos quatro meses.