Publicado em: terça-feira, 16/07/2013

Libertadores 2013 – Final da Copa Libertadores da América poderá ter nova sede

Libertadores 2013O pedido foi oficialmente enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Conmebol. No jogo de ida, o Atlético-MG enfrenta o Olimpia no Paraguai, nesta quarta-feira (17). A partida de volta, datada para 24 de julho (próxima quarta), teria como estádio sede o Mineirão. Entretanto, como não joga no Mineirão desde o ano passado – em razão dos problemas com a concessionária BWA – e mandou todos os jogos da Libertadores no estádio Independência, não custa muito ser supersticioso.

Os jogadores já esperavam que a final fosse no estádio do Horto. A equipe encontrou uma maneira de jogar especial no Independência, onde o time segue imbatível – 13 vitórias em 15 disputas. Entretanto, o estádio possui baixa capacidade para abrigar torcedores – apenas 25 mil, enquanto a capacidade mínima exigida para a final é de 40 mil.

O pedido enviado para a Conmebol tenta justificar que o estádio Defensores Del Chaco, que abriga o primeiro jogo em Assunção, no Paraguai, cabem menos que o exigido também. Somente 36 mil torcedores. Portanto, o time do Olimpia exerce o direito de mando de jogo e o Atlético quer ter o mesmo direito, segundo as palavras de José Maria Marín, presidente da CBF, no último sábado (13).

A pressão para a mudança da sede do segundo jogo deverá aumentar nessa quarta-feira, porque o primeiro jogo é em Assunção. Assim, Marín deve aproveitar para se reunir com representantes da entidade, momentos antes do jogo de quarta-feira.

Ao canal SporTV, o atacante Guilherme, que marcou gol sobre o argentino Newell´s Old Boys, na vitória por 2 a 0, o Horto seria o palco ideal. Ainda assim, o Mineirão tem condições de abrigar o segundo jogo da partida e não pode ser usado como desculpas supersticiosas. O atleta relembra que, no Mineirão, o Atlético ganhou muitos títulos e fez grandes jogos.