Publicado em: sexta-feira, 22/06/2012

Libertadores 2012 – Primeira final pode ser adiada e mudar de local

Oficialmente, o site da Conmebol coloca o primeiro joga da final da Copa Libertadores da América, entre Boca Juniors e Corinthians, para o dia 27 de junho, uma quarta-feira, em La Bombonera, sem horário especificado. No entanto, data e local do confronto podem vir a serem alterados.

Uma greve de caminhoneiros na Argentina vem ocorrendo no país vizinho, já afetando vários serviços, como abastecimento de alimentos e combustíveis, e os representantes dos trabalhadores agendaram uma manifestação em Buenos Aires, em frente à Casa Rosada, sede do governo, justamente para a quarta-feira, mesmo dia em que estaria ocorrendo o confronto entre brasileiros e argentinos.

O presidente do Boca Juniors, Angelici disse que está ciente dos acontecimentos e que irá aguardar um pronunciamento oficial por parte da Conmebol. A alternativa apontada pelo clube argentino seria transferi o primeiro jogo da final em um dia depois, para a quinta-feira, dia 28. A definição ainda era esperada para esta sexta-feira.

Outra dúvida é com relação ao local da partida. O estádio La Bombonera, apontado como uma das armas do Boca, corre o risco de ser interditado, já que no jogo de ida contra o Universidad de Chile, pela semifinal da Libertadores, o bandeirinha foi atingido por um objeto atirado das arquibancadas, além da Comissão de Segurança da AFA (Associação de Futebol da Argentina) ter registrado o uso indevido de sinalizadores e uma bandeira fora dos padrões impostos pela entidade.

A direção do Boca, por sua vez, argumentou que já está tomando as medidas necessárias para garantir que os incidentes não ocorram durante a decisão da Libertadores. Mesmo que venha a ser liberada para a final, La Bombonera pode ter alguns de seus setores interditados, por conta dos ocorridos na fase anterior.