Publicado em: quinta-feira, 21/06/2012

Libertadores 2012 – Corinthians chega a final inédita

Pela primeira vez, o Corinthians está na final da Copa Libertadores da América. A façanha foi assegurada na noite de quarta-feira (20) ao empatar com o Santos em 1 a 1, no Pacaembu. O time do Parque São Jorge agora está mais perto do inédito título continental, sonho de muitos anos de torcedores e dirigentes do clube paulista.

A histórica vaga na final da Libertadores veio diante de um Santos que chegou a ficar perto de reverter a vantagem obtida pelos corintianos no jogo de ida. Com a vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Corinthians jogava em casa pelo empate, mas viu os visitantes saírem na frente no primeiro tempo, com um gol de Neymar, que dava mostras de que estaria disposto a reverter as últimas atuações apagadas.

Com o gol santista, a decisão de quem iria para a final seria nos pênaltis. Na volta do intervalo, no entanto, Danilo, um dos poucos do atual elenco corintiano que já sentiu o gosto de ser campeão da Libertadores, empatou, e com isso pôs o Corinthians mais perto da inédita final. Do gol em diante, o Corinthians reforçou ainda mais a marcação, e ainda contou com uma noite pouco inspirada dos santistas.

O empate comprova o bom momento do Corinthians na Libertadores deste ano. A equipe de Tite não sofreu nenhuma derrota, enquanto que o Santos viu o sonho de ser o primeiro brasileiro a ter quatro título continentais ser adiado. A eliminação ainda impõe a Neymar o desafio de se sobressair diante de esquemas mais defensivos. Tanto na partida de ida contra os corintianos como nas quartas de final contra o Vélez, o atacante pouco apareceu.

Agora o Corinthians espera pelo vencedor do confronto entre Boca Juniors e Universidad do Chile, que se enfrentam nesta quinta-feira (21), às 21 horas, em Santiago. O time argentino tem a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 2 a 0. Independente do adversário, os corintianos irão decidir o título no Pacaembu, já que a equipe tem a melhor campanha na fase de grupos.