Publicado em: domingo, 09/02/2014

Lesionado, Fred pode ficar de fora da Copa do Mundo

Lesionado, Fred pode ficar de fora da Copa do MundoNesta sexta-feira, 7 de fevereiro, o Fluminense informou que o atacante Fred sofreu uma lesão e, por isso, não disputaria o clássico contra o Flamengo, no sábado. Inicialmente, o departamento médico do Fluminense informou que Fred tinha sofrido uma lesão leve, que o tiraria de atividade por apenas dez dias. Contudo, novas informações dão conta de que a lesão é mais grave, o que pode exigir um tempo bem maior de recuperação. A estimativa inicial é de que o atacante fique longe dos gramados por até dois meses.

Seleção

A comissão técnica da Seleção Brasileira já foi informada sobre o caso de Fred. O atacante era presença quase garantida na relação de convocados para a disputa do último amistoso da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo, contra a África do Sul, no dia 5 de março. Luiz Felipe Scolari divulgará os convocados na próxima terça-feira, o que significa que Fred está automaticamente cortado da partida.

A lista final dos convocados para a Copa do Mundo sairá no dia 7 de maio. Com a complicação desta sexta-feira, Fred pode não estar nas melhores condições físicas quando Felipão divulgar os convocados para o Mundial.

Diferentes versões

Apesar do que vem sendo noticiado, o Fluminense segue afirmando que Fred ficará longe dos gramados por apenas dez dias. Contudo, as informações sobre a realidade do problema foram repassadas por fontes internas ao clube, que não se identificaram publicamente. Enquanto o impasse não se resolve, o Fluminense prefere manter o discurso de otimismo.

Temporada

Além da lesão, que pode comprometer o futuro de Fred na Seleção Brasileira, o atacante também tem o próprio desempenho jogando contra. Neste início de temporada, o atacante participou de apenas três partidas pelo Flu (contra Resende, Nova Iguaçu e Bonsucesso). Fred não marcou em nenhum dos jogos, além de ter feito atuações apagadas. Nas partidas contra Bangu e Audax, Fred acabou sendo poupado, exatamente para retornar com força total no clássico deste sábado, contra o Flamengo.

Apesar de ter participado de vários jogos da Seleção ultimamente, Fred tem vivido uma das fases mais negativas de sua carreira. No início de 2014, o atacante também foi poupado por Renato Gaúcho, que não queria se arriscar com possíveis lesões, já que Fred estava acima do peso.

Retrospecto

Se levarmos em conta a temporada anterior, a situação de Fred parece ainda mais complicada: o atacante participou de apenas 25 partidas em 2013, marcando somente oito gols pelo Fluminense. O baixo número de participações teve como culpada outra lesão, na mesma coxa, mas em outro local.

Recentemente, Felipão já havia confirmado que Fred estava garantido na Copa do Mundo. Contudo, devido à recente lesão, Felipão pode ter que mudar seus planos. Agora, Fred terá de passar por um processo de recuperação longo e, mesmo que a versão do Fluminense se confirme, e o atacante retorne em breve aos gramados, será preciso recuperar a forma física e o futebol eficiente que o levou à Seleção Brasileira.