quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEntretenimentoLeonhard Euler ganha homenagem do Google por seu 306° aniversário

Leonhard Euler ganha homenagem do Google por seu 306° aniversário

Leonhard EulerNesta segunda-feira (15) o Google está homenageando a data de nascimento do suíço Leonhard Euler. O físico e matemático completaria 306 anos no dia de hoje e o doodle, versão modificada do logotipo do Google para datas comemorativas, faz referencias a todas as importantes descobertas do suíço no universo dos números.
O logotipo desenvolvido especialmente para a data tem uma animação que pode ser manipulada pelo usuário através de clique do mouse.

Além de ter contribuído para descobertas nos campos dos cálculos, grafos e principalmente para a matemática moderna, Leonhard Euler foi um dos maiores matemáticos do século XVIII. Nascido na Basiléia em 1707 e batizado com o nome fé Leonhard Paul Euler, o matemático mudou-se ainda recém-nascido para a cidade de Riehen. Após estudar teologia por imposição do pai, que não aceitava seu talento nato para a matemática, Euler mudou-se para São Petersburgo, na Rússia e posteriormente para Berlim, na Alemanha, onde finalmente pode focar seus estudos no campo da matemática, da mecânica, na dinâmica de fluido e também na astronomia.

Precoce e com uma inteligência acima dos demais, já aos 19 anos Leonhard concluiu uma dissertação sobre a propagação do som. EM 1727 começou a competir na Academia de Paris, naquele ano o problema a ser resolvido era o de encontrar a melhor maneira de colocar mastros em um navio. Nesse ano, o suíço perdeu a competição para Pierre Bouguer, que futuramente seria considerado o pai da arquitetura naval. Depois disso, Euler venceu doze vezes o prêmio anual da Academia de Paris.

Seu maior feito ocorreu em 1725, quando tinha 28 anos, e resolveu o “problema da Basiléia”, que o tornou famoso no mundo inteiro.
Leonhard Euler é o único matemático que possuiu dois números com o seu nome. Um é o “número de Euler”, que em cálculo é aproximadamente 2,711828. O outro é a constante de “Euler-Mascheroni”, que é representada pelo símbolo gama e é chamada popularmente de “Constante de Euler”, e é aproximadamente 0,57721.
Leonhard Euler faleceu no dia 18 de setembro de 1783, na cidade de São Petersburgo devido a uma hemorragia cerebral.

Leonhard Euler – Quem gosta de cálculos e gráficos pode se sentir homenageado pela página inicial do site de buscas Google, nesta segunda-feira (15). Uma dos maiores pensadores da área, Leonhard Paul Euler recebeu a lembrança pelo seu 306º aniversário.

Leonhard Leonhard Euler nasceu na Basileia, em 15/04/1707 e faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783, passando a maior parte da vida entre a Russia e a Alemanha. Em seu tempo de vida, dedicou-se aos estudos em matemática e física, fazendo importantes descobertas.

Seus estudos trouxeram contribuições para a terminologia e notação da matemática moderna, com, por exemplo, a noção de uma função matemática. Além disso, Euler também influenciou e trouxe mudanças para a área de mecânica, óptica e astronomia.

Em toda sua vida, escreveu cerca de 60 a 80 obras sobre as ciências exatas. Sua imagem já esteve estampada em uma moeda nacional. A nota de 10 francos suíços levava seu rosto, além de já estampar também muitos selos postais. Até um asteroide já recebeu o nome de Euler, em 2002, em homenagem ao matemático. A Igreja Luterana separou o dia 24 de maio para relembrar o legado deixado pelo estudioso. Segundo informações, ele era um devoto cristão reconhecidamente Luterano.

Leonhard Euler – Vida Pessoal

Leonhard Euler era filho de um pastor calvinista, chamado Paul Euler e de Marguerite Brucker, que também era filha de um pastor. Suas irmãs chamavam-se Anna Maria e Maria Magdalena.

Eles eram naturais de Basileia, na Suiça, e mudaram-se para Riehen. A vontade de seu pai era que seguisse a carreira da família e estudasse teologia. Contudo, um amigo da família chamado Johann Bernoulli (grande matemático reconhecido na Europa) percebeu o talento para matemática de Leonhard Euler e influenciou Paul a deixar o garoto estudar ciências exatas. Acredita-se que Bernoulli foi a primeira e importante influencia da carreira de Leonhard Euler.

Aos 14 anos, Euler conseguiu matricular-se na Universidade da Basileia, voltando para a cidade morar com sua avó materna. Saiu da Universidade com o título de Mestre em Filosofia, fazendo uma dissertação de mestrado sobre as semelhanças e diferenças entre Newton e Descartes.

Ao mesmo tempo, Leonhard decidiu estudar teologia, grego e hebreu, de acordo com a vontade de seu pai. Mesmo assim, Bernoulli interveio novamente mostrando a Paul Euler de que seu filho era um gênio matemático e não seria um grande pastor.

Em 1726, Euler fez uma dissertação sobre a propagação do som, o que lhe rendeu um prêmio na Academia de Paris. Este foi o primeiro dos 12 que Leonhard recebeu anualmente na carreira.

Entre suas principais contribuições nesta área estão a função, equação, identidade, números simples e sequenciais e etc. Muitas de suas descobertas foram batizadas com seu próprio nome, como a equação de Euler e a fórmula de Euler, usada até os dias atuais. Seu trabalho é um dos mais antigos escritos (com quase três séculos de existência), mas que ainda são utilizadas para diversas questões nas ciências exatas.

Leonhard Euler – Curiosidades

Além de ter um asteroide e ser reconhecido durante muito tempo tendo estampado uma nota de dinheiro suíça, Leonhard Euler foi também uma das inspirações para o criador do jogo Sodoku, que pode ter origem no quadrado latino, invenção de Leonhard do século XVIII. Outra teoria sua foi a teoria dos Grafos, quando resolveu o problema da Sete Pontes de Konigsberg.

Outra curiosidade é o que conta a história de Euler, que morreu enquanto bebia chá, em São Petersburgo.

O estudioso também escrevia cartas aos amigos, questionando e trocando ideias empolgadamente sobre a teoria dos números. Um deles foi Fermat. Juntos, os amigos desenvolveram o Pequeno Teorema de Fermat, em 1736.

Leonhard Euler – Confira fotos sobre o matemático

Leonhard Euler

Leonhard Euler 306° aniversário

Leonhard Euler

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments