quinta-feira, abril 25, 2024
HomeMundoLéon Foucault recebe homenagem do Google

Léon Foucault recebe homenagem do Google

Léon FoucaultHoje, quarta-feira, 18 de setembro, quem acessar o site do Google poderá ver que um dos maiores sites de buscas da internet está com um doodle de homenagem a Léon Foucault, físico francês que, caso estivesse vivo, estaria completando 194 anos na data de hoje.

O doodle que pode ser encontrado no lugar onde geralmente vemos a tradicional logo do Google é animado e interativo. Com ele, podemos ver os efeitos do Pêndulo de Foucault, um dos mais importantes experimentos feitos pelo físico francês. Na experiência desenvolvida pelo estudioso, podemos ver o movimento de rotação da Terra em relação a um determinado referencial.

O internauta pode conferir de perto como funciona o experimento de Léon Foucault por meio do doodle na página inicial do Google hoje, e quais as alterações que acontecem quando as horas do relógio são mudadas. Ao longo do tempo, a esfera que faz parte do pêndulo muda a sua angulação de acordo com o movimento de rotação da terra.

Foi no ano de 1851 que Léon Foucault fez pela primeira vez uma demonstração do Pêndulo, que acabou ficando conhecido com o seu nome. Para comprovar que a sua teoria estava correta, Léon Foucault colocou no Panteão de Paris um pêndulo. Nele, foi colocado uma esfera de 30 quilos em um fio de 67 metros de comprimido.

Quando a esfera fazia o movimento no pêndulo, uma quantidade de areia descia dela para marcar o seu caminho e mostrar que sua trajetória não era exatamente a mesma em cada período em que ela era feita. Com isso, o estudioso conseguiu comprovar que a terra gira em torno de si mesma. Em relação à matemática, Foucault descobriu que somente nos polos norte e sul da terra o tempo de rotação completa do plano de oscilação do pêndulo é igual a 24 horas, assim como o da Terra.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias