Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Leilão vende obras de Andy Warhol

Nesta terça-feira (22), começaram as vendas de um leilão com várias obras do norte-americano Andy Warhol. Entre as peças de maior expectativa dos presentes era um retrato de Brigitte Bardot, feito em 1974. O leilão foi feito com peças da coleção do alemão Gunter Sachs, ex-marido da atriz. Sachs era amigo de Warhol e se matou em 2011.

O autorretrato de Andy Warhol era um dos protagonistas do evento. Chamado “Pink Fright Wig”, a obra foi comprada por 5,3 milhões de libras, o equivalente a 17,3 milhões de reais. Esta peça foi comprada por um valor muito maior do que o previsto, estimado em 3 milhões de libras. O leilão termina nesta quarta-feira (23), e irá vender as 300 obras da coleção do empresário alemão.

Retrato de Brigitte Bardot

O retrato da atriz francesa era um dos mais aguardados do evento. Ele foi comprado no leilão por 3 milhões de libras (9,7 milhões de reais). A pintura foi encomendada por Gunter Sachs ao amigo após cinco anos do término do casamento do empresário com a atriz. Diz a lenda que Brigitte Bardot foi conquistada por Sachs depois que ele jogou centenas de rosas vermelhas de um helicóptero.

Foi o próprio Sachs que organizou, em 1972, a primeira exposição de importância de Andy Warhol em Hamburgo. O artista não conseguiu vender nada naquele evento e, por isso, o amigo comprou metade dos itens expostos. Sachs era neto do fundador da Opel, e ficou famoso como documentarista, fotógrafo e colecionador de peças de arte. O empresário tinha mal de Alzheimer.