Publicado em: quinta-feira, 10/05/2012

Lei Geral é aprovada no Senado

O Senado aprovou, sem grandes problemas, a Lei Geral da Copa, na noite de quarta-feira (09). O texto votado pelos senadores não sofreu qualquer alteração em relação ao que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, e agora segue para ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Alguns senadores chegaram a questionar, durante a votação, o conteúdo da legislação e pediram mais tempo para discutir o caso, porém, a bancada governista conseguiu impor a aceleração na aprovação, que busca evitar qualquer atraso, a pouco mais de um ano da Copa das Confederações.

A Fifa já pediu, mais de uma vez, a aprovação da Lei Geral da Copa, e inclusive, criticou o governo brasileiro por conta da demora. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado, justificou a pressa na aprovação por temer ‘riscos jurídicos’ caso a Lei Geral tivesse de voltar a ser discutida na Câmara dos Deputados.

Com a aprovação do Senado, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, um dos pontos mais polêmicos da Lei Geral, passa a ser de responsabilidade de cada Estado que irá receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Cada região deverá decidir se aprova ou não a venda de álcool nos estádios durante a realização do Mundial.