Publicado em: quarta-feira, 28/03/2012

Lei Geral deve ser votada nesta quarta-feira

O Congresso entrou em um acordo e a Lei Geral da Copa deve ser votada nesta quarta-feira (28). O anúncio foi feito pelo líder do governo na Câmara, Marco Maia (PT-SP). Através das redes sociais, os outros líderes no Congresso informaram que a votação do projeto não deverá passar de hoje.

O acordo foi selado após a base aliada e oposição chegarem a um denominador comum sobre outras pautas a serem votadas pelos deputados. O Código Florestal era o principal deles, e enquanto o governo tinha pressa para votar a Lei Geral, outros deputados exigiam a avaliação do conjunto de leis sobre o meio ambiente.

A Lei Geral da Copa trata a respeito de vários assuntos referentes ao Mundial no Brasil. Entre eles a liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos (principal ponto de divergência do texto) e cobrança de ingressos mais baratos, além da meia-entrada.

Fifa e governo federal pressionam pela rápida aprovação da Lei, para que não haja nenhum atraso com relação ao cronograma da Copa do Mundo no Brasil. Os seguidos impasses ocorridos para a aprovação da Lei Geral fizeram com que a Fifa criticasse o andamento da realização do Mundial no Brasil.