Publicado em: quinta-feira, 02/02/2012

Lavagem de Iamanjá começa em Salvador

Nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, turistas e baianos participarão da tradicional Lavagem de Iemanjá, uma das principais festas populares que agitam o verão em Salvador. Flores e perfumes serão jogados no mar e muita música fará a festa pelas ruas do Rio Vermelho. Os participantes irão fazer suas orações e pedidos para a protetora das águas, além de curtir a percussão que agitará a cidade por todo o dia.

A festa começou por volta das 5h, com os grupos de candomblé na praia, que se reuniram para rituais religiosos. Pela manhã, os participantes da festa devem circular pela região e dar seus presentes e oferendas na praia em um cesto feito pela Colônia de Pescadores. Este cesto, que possui uma estátua de Iemanjá, é fabricado até às 16h. Depois disso, um cortejo encaminha todas as oferendas para o mar.

Além da parte religiosa, a festa é embalada por vários blocos de percussão, bandas de fanfarra, rodas de samba e cortejos afro, que agitam a cerimônia pelas ruas da região. Entre as apresentações que estão confirmadas na festa, estarão a banda Psirico, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro e Olodum. A prefeitura de Salvador, neste ano, proibiu que trios elétricos e carros de som circulem para que as tradições sejam preservadas.

A Lavagem de Iemanjá é festejada além das apresentações nas ruas. Festas partículas e feijoadas são feitas, onde se reúnem celebridades e artistas locais. Entre as opções de festas particulares estão os shows de Araketu, Batifun, Daniela Mercury, Magary Lord, Psirico, entre outros. Os ingressos vão de R$ 40,00 a R$ 150,00.