Publicado em: terça-feira, 07/05/2013

Lauryn Hill tem prisão decretada

Lauryn Hill tem prisão decretadaA cantora Lauryn Hill recebeu um mandado de prisão de três meses da polícia federal norte americana por estar sonegando impostos. A celebridade alega que pagou mais de um milhão de dólares aos cofres públicos e não entende porque isso ainda não é o suficiente.

Além dos três meses em um presídio, o juiz do estado de Nova Jersey que deu a sentença afirmou que ela terá que cumprir mais três meses de prisão domiciliar e mais nove meses em liberdade condicional.

O advogado da cantora também alega que ela juntou mais de 970 mil dólares para pagar seus débitos ficais. Contudo, Lauryn Hill já havia se declarado culpada por não ter declarado o lucro de 1,8 milhão de dólares que ganhou entre os anos de 2005 e 2007.

Só restou ao advogado solicitar o juiz uma pena mais branda, pois a cantora faz trabalhos sociais e ainda tem seis filhos para criar. O juiz não aceitou abrandar a pena e decretou que ela deve ficar presa a partir do dia 8 de julho.

Outro argumento de defesa que a cantora utilizou foi o de que não conhecia a natureza do sistema, de pagamento de impostos, pois é filha de ex-escravos e agora está presa a este paradigma econômico. Ela disse que com o fruto de seu trabalho vendeu 50 milhões de discos e está agora pagando impostos sobre isso. Ela aproveitou para comparar este regime com a mesma escravidão vivida por seus antepassados.

Além desse problema com pagamento de impostos, Lauryn Hill está sofrendo uma ação de despejo na justiça por ter parado de pagar aluguel em março.

A cantora tem uma carreira de sucesso reconhecida, já venceu oito Grammys. Seu primeiro álbum foi lançado em 1998 e em 1999 ela já concorria a onze indicações no Grammy. Suas músicas são marcantes pela mistura de rap, soul, reggae e r & b, além da característica voz da cantora.