Publicado em: sexta-feira, 03/08/2012

Lançamento de peso ganha homenagem do Google

Lançamento de peso ganha homenagem do GoogleTodos os dias durante os jogos olímpicos de Londres o Google tem selecionado modalidades olímpicas para serem homenageadas em sua página inicial. A desta sexta feira (03) é o levantamento de peso, que ganhou um doodle comemorativo, com um atleta praticando a atividade. As modalidades são escolhidas de acordo com quais esportes integram a disputa deste ano.

No levantamento de peso, os atletas competem entre si para ver que arremessa uma pesada bola de metal mais longe. Oficialmente, o esporte é chama de arremesso por conto do peso ser empurrado, enquanto que os outros, no caso do lançamento, são projetados de maneira diferente.

A prática foi criada por soldados para ocupar o tempo livre e se exercitar. Entre os séculos 13 a 12 a.C. época do cerco de Tróia, já é possível encontrar relados de concursos desta prática, realizada com pedras até então, como forma dos soldados exibirem sua força.

O lançamento de peso integra as disputas olímpicas desde 1896, quando a disputa aconteceu em Atenas. A modalidade é permitida para as mulheres somente a partir de 1948, quando elas puderam disputar as medalhas atirando pesos que tivessem ao menso quatro litros.

O lançamento precisa seguir algumas técnicas. O atleta precisa colocar o peso próximo ao queixo, não podendo deixá-lo ficar abaixo ou atrás do nível do ombro. A esfera precisa pousar em uma área traçada por duas linhas, que apresentam cerca de 40º de abertura. Cada lançador tem a oportunidade de lançar três vezes nas competições oficiais.