Publicado em: quinta-feira, 31/05/2012

Labrador vem dos EUA para ser cão-guia de brasileira

Labrador vem dos EUA para ser cão-guia de brasileiraA raça de cães Labrador é bastante treinada para ser guia de pessoas com deficiência visual. Atentos e muitos espertos, os cachorros são devidamente treinados para pode guiar seus donos pelas ruas e também dentro de estabelecimentos. Eles são, literalmente, os olhos dos donos. Milo, de um ano e seis meses, é um desses inteligentes animais, e veio dos Estados Unidos para guiar Maria Rita Paiva de Souza, de 30 anos.

O labrador preto chegou ao Brasil na segunda-feira, e foi treinado em Detroit. Ele ainda precisa se adaptar a nova casa, um apartamento na Vila Mariana, em São Paulo, e aprender os comandos em português. Por enquanto, ele obedece aproximadamente 30 comandos em inglês.

Treinamento no Brasil

Existem algumas iniciativas para que se faça o treinamento de cães-guias no Brasil. No entanto, eles ainda são recentes, mesmo com uma grande demanda. De acordo com dados do último Censo, o Brasil possui 3,5% de sua população quase ou completamente cega. Para ajudar estas pessoas, institutos, como o Íris, “importam” os animais.

A fila de espera para ter um cão-guia chega a três mil pessoas. Maria Rita é cega desde os 21 anos de idade devido a uma síndrome degenerativa na retina. Ela conta que esperou por Milo durante quatro anos, e agora poderá ter muito mais liberdade com a ajuda do animal.