Publicado em: quinta-feira, 05/04/2012

Kofi Annan diz que cessar fogo completo na Síria pode acontecer até dia 12 de abril

O emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, espera que o cessar fogo completo na Síria aconteça até o dia 12 de abril. O anúncio foi feito por seu porta-voz, Ahmad Fawzi, que afirmou que esperam que o governo do país retire suas tropas dos centros urbanos até a data indicada. “A partir deste momento, começa um período de 48 horas, durante o qual haverá um cessar total de qualquer forma de violência por todas as partes, o que inclui o governo sírio e a oposição síria”, disse o porta-voz.

O porta-voz disse ainda que um “processo de verificação” dos relatos já está sendo feito para se certificarem que o cessar fogo irá mesmo acontecer. Fawzu disse também que Kofi Annan irá viajar para o Teerã no dia 11 de abril, porém não disse os detalhes com relação às reuniões do emissário especial no Irã.

Videoconferência

Nesta quinta-feira (5), Kofi Annan irá falar através de uma videoconferência de Genebra para a Assembleia Geral da Onu, localizada em Nova York. O emissário especial da organização falará sobre a atual situação da síria e os progressos que já obteve com sua missão. Annan já teve duas conversas com o Conselho de Segurança.

Na última segunda-feira, Kofi Annan anunciou que Damasco já tinha aceitado começar a aplicar o plano de paz proposto pelo emissário especial da ONU até o dia 10 de abril. Para isso, as tropas do governo seriam retiradas das cidades para acabar com a violência entre o regime de Bashar al-Assad e os seus opositores.