Publicado em: sexta-feira, 04/05/2012

Keith Haring – Conheça o artista

Keith Haring recebe homenagemQuem recebe homenagem do Google hoje, dia 5 de maio é o artista americano Keith Haring. Na primeira página do maior site de buscas da internet, há um doodle em comemoração ao 54º Aniversário de Keith Haring. Ele se destacou na cultura de rua em Nova York na década de 1980.

Nesta sexta, o artista e ativista social completaria hoje 54 anos. Para homenageá-lo, o Google criou um doodle especial para a sua primeira página. O site apresenta um desenho semelhante aos trabalhos que eram produzidos pelo artista quando era vivo. A arte que lembra o artista forma o nome do Google.

Keith Haring começou a ficar mais conhecido com as suas pinturas com giz nas estações de metro de NovaYork. Com a notoriedade que ganhou a partir de 1980, fez suas primeiras exposições de arte no Club 57. Esse local, mais tarde, passou a ser considerado como o ponto de encontro dos vanguardistas.

Carreira de Keith Haring

O artista morreu em 16 fevereiro de 1990 em função de complicações da AIDS. Em 1988, Haring disse que na sua vida havia feito muitas coisas, ganhado muito dinheiro e se divertido muito. No entanto viveu no auge da promiscuidade sexual de Nova York. O artista nasceu em Reading, no Estado da Pensilvânia e estudou na Escola de Artes de Pittsburgh. Depois de formado, mudou-se para Nova York.

Foi em Nova York que haring ganhou notoriedade ao desenhar nos metrôs da cidade com giz. Seus trabalhos, depois de conhecidos, passaram a transitar em exposições pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Haring foi amigo de Madonna, Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol. O artista foi diagnosticado com AIDS em 1988 e morreu dois anos depois. Com sua morte, os desenhos passaram a ser considerados como ícones da cultura pop.