quarta-feira, abril 24, 2024
HomeMundoKadafi divulga mensagem garantindo que está na Líbia e preparado para morrer...

Kadafi divulga mensagem garantindo que está na Líbia e preparado para morrer como mártir

Ex-ditador líbio, Muamar Kadafi divulgou uma mensagem de áudio nesta terça-feira (27) por transmissão da rádio local de Bani Walid e pelo site Allibiya. O ex-líder da Líbia declarou que ainda está no “terreno” e que, se for preciso, ele está preparado para morrer como mártir. Além disso, Kadafi garantiu que não pretende fugir do país e negou os boatos de que teria buscado refúgio na Venezuela ou no Níger, onde encontraria com a sua família.

Durante a mensagem em áudio foi possível ouvir Kadafi declarando que “eles [os integrantes da oposição] mentem, dizendo que Khadafi estava na Venezuela ou no Níger. Eu estou entre o meu povo, e os próximos dias reservam a esses agentes um choque inesperado. Heróis resistiram e caíram como mártires. Nós também esperamos o martírio. Pela vossa jihad, estão reeditando nossas proezas e dos nossos antepassados. Saibam que eu estou no terreno como vós.”

Kadafi é considerado foragido desde quando os rebeldes conseguiram dominar seu quartel-general em Trípoli, capital do país. Até então, acreditava-se que Kadafi estaria protegido na sua fortaleza, mas ao invadirem o local perceberam que o ex-ditador havia fugido. Na sequência, o Conselho Nacional de Transição (CNT) concedeu um período para que os aliados a Kadafi se entregassem.

A intenção era evitar mais derramamento de sangue, pois ainda haviam cidades sob o domínio das forças pró-Kadafi. O acordo não aconteceu e as tropas do CNT voltaram a invadir as cidades restantes. Neste sábado (24), tropas rebeldes entraram em Sirte, cidade natal de Kadafi, e nesta terça-feira anunciaram ter dominado o porto.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias