Publicado em: terça-feira, 10/12/2013

Justiça impede a venda de andadores infantis em todo território brasileiro

Justiça impede a venda de andadores infantis em todo território brasileiroUma liminar da Justiça de Passo Fundo (RS) definiu a interdição da venda de andadores infantis em todo o Brasil. Na determinação, a juíza Lizandra Cericato Villarroel avulta que nenhum dos fabricantes está incluso nas normas do Inmetro e que a origem do item que se dedica a bebês e crianças na etapa de instrução da ação de andar, por conseguinte, o coloca em condição biológica de indefensabilidade potencializada.

A deliberação está fase inicial de instância e incumbe recurso. Os produtores proferiram que vão apelar.

De acordo com a disposição, a companhia que não impender com a suspensão da venda será acoimada em R$ 5 mil diários. A deliberação acolhe a um requerimento de ato civil público da Associação Carazinhense de Defesa do Consumidor, por apelo do pediatra Rui Locatelli Wolf, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em meados de 2013, uma campanha estreada pela SBP foi divulgada para restringir no país, a utilização do andador de bebês, com o intuito de somar a assistência de crianças contra incidentes que, conforme os pediatras, podem ser originados pela utilização do equipamento.

O andador infantil é um equipamento empregado com a finalidade de amparar os bebês na instrução de andar. Constitui-se de armações rígidas, de formas variáveis, usualmente circulares, inclusos das quais se coloca o bebê, amarrado à estrutura através de tiras ou análogas. A parte de cima é erguida do jeito a adequar encosto a criança, à medida que a componente inferior é desobstruída. Um conjugado de círculos anexados à estrutura de muitas maneiras permite o deslocamento do dispositivo em múltiplos caminhos.

O artigo, que ajusta liberdade às criancinhas com faixa etária de 6 e 15 meses, que também não caminham sozinhas, é analisado como arriscado pelos conhecedores. Eles alegam que o risco de imprevistos como traumatismos, resultado de tombos de crianças em escadas, ou até queimaduras, uma vez que os bebês podem pender em planos aquecidos.