Publicado em: sábado, 12/01/2013

Justiça determina que Volks faça recall de Fox, Gol e Voyage

Justiça determina que Volks faça recall de Fox, Gol e VoyageA Justiça do estado do Rio Grande do Sul mandou que a montadora Volkswagen realize um recall para que verifique problemas nos motores de carros do modelo 2009/2010. Esta decisão é de caráter provisório e irá valer para todo o Brasil. Questionada, a empresa disse que não tinha sido notificada.

Os automóveis que foram chamados para realizar o Recall são o Fox 1.0 (com chassis entre 94000017 e 94165002), Gol 1.0 (que tenha chassis entre 9P000001 e AP077821) e o Voyage 1.0 (com chassis entre 9T000001 e AT157948).

O Ministério Público do estado do Rio Grande do Sul, que fez a ação, tem a estimativa que aproximadamente 400 mil veículos tenham que passar por verificações. O motivo para este processo é que existe possibilidade de haver um desgaste maior nos motores. Conforme aponta a Promotoria, clientes da montadora estão reclamando de barulhos incomuns nos seus automóveis e a marca já havia constatado que estes defeitos estão presentes em uma grande parcela destes veículos.

O Ministério Público disse que a Volkswagen havia recomendado para que os clientes realizassem a troca de óleo com frequências maiores que as normais e estendeu a garantia do motor a mais um ano do que o previsto. Conforme aponta a Justiça, a empresa havia informado que o óleo usando para o enchimento dos motores fez com que a falha ocorresse.

Conforme decisão da juíza Carla Della Giustina, da cidade de Porto Alegre, a montadora deverá realizar a troca do motor e componentes caso haja ruídos que sejam provocados por um desgaste de maneira prematura. A empresa deverá fazer anúncios em jornais com grande circulação nos estados e realizar a comunicação para os proprietários que o veículo necessita ser levado para a assistência técnica.

Giustina ainda afirmou que existem grandes indícios de que ocorra prática abusiva por parte da Volkswagen. A juíza expediu o despacho na segunda-feira (7), porém a divulgação só ocorreu durante a sexta-feira (11).