Publicado em: quinta-feira, 26/01/2012

Justiça determina que Inep entregue pré-teste do Enem ao MPF-CE

A Justiça Federal do Ceará entrou com uma intimação nesta quarta-feira (250) a União Federal e ao Instituto Nacional de Educação Profissional Anísio Teixeira (Inep) a se manifestarem em até cinco dias sobre o pedido enviado pelo Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) na noite desta terça-feira (24), pedindo que os 30 cadernos do pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicados sejam entregues.

O procurador da república do Ceará, Oscar Costa Filho, é o responsável pelo pedido. segundo ele, é possível que mais de 14 questões aplicadas no Enem tenham sido antecipadas aos estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza. O Inep infirmou em nota oficial que se a Justiça aceitasse o pedido, a ordem seria cumprida.

“O MEC não estava em condições de fazer a prova porque não tinham itens suficientes no banco pré-teste. O que aconteceu? Eles tiveram de usar aqueles itens que foram pré-testados em 2010, que estavam disponíveis”, comentou Costa Filho.

O Inep confirmou que 14 questões presentes no pré-teste aplicado em outubro de 2012 foram antecipadas pelo colégio cearense na aplicação do Enem do ano passado. Até agora, dois funcionários da escola foram indiciados como responsáveis pela divulgação do material.