Publicado em: terça-feira, 13/09/2011

Juro ao consumidor em agosto é o menor dos últimos 5 meses

A Associação nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) informou nesta segunda-feira (12) que pela primeira vez nos últimos cinco meses os juto que são cobrado as pessoas físicas para os financiamentos caíram.

Em agosto passado, a taxa mensal ficou em 6,75%, a menor registrada desde fevereiro de 2011. Em relação ao mês de julho, a média conseguiu se manter no mesmo nível.

Para o presidente da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira a queda da taxa pode ser explicada pela maior oferta de crédito no país, um sistema financeiro mais competência, a queda da taxa básica de juros (Selic) e também ao ótimo período que a economia do Brasil vive.

“Destacamos igualmente que esta redução das taxas de juros ocorreram mesmo após todas as medidas restritivas implementadas pelo Banco Central para reduzir a demanda interna e combater a inflação”, explicou o presidente.

A Anefac ainda informou que desde dezembro do ano passado a Selic já aumentou 125 pontos-base, relativa a 12% ao ano. Já os juros pagos pelo consumido registraram a queda de 98 pontos-base desde dezembro até agosto, relativa a 118,99% em agosto de 2011.