Publicado em: sexta-feira, 14/02/2014

Júlio César terá de brigar por posição no Toronto

Júlio César terá de brigar por posição no TorontoRecentemente o goleiro Júlio César, confirmado por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014, deixou o Queens Park Rangers, da Inglaterra, para atuar no futebol norte-americano. Embora tenha sido o primeiro atleta confirmado por Felipão como titular na Copa do Mundo, Júlio César vinha tendo pouco espaço no QPR, que disputa a segunda divisão do futebol inglês. Felipão, inclusive, chegou a afirmar que gostaria de ver Júlio atuando com mais frequência.

Para voltar aos gramados como titular e confirmar de vez a vaga no Mundial, Júlio César decidiu deixar o clube inglês. Primeiro, o goleiro esteve muito próximo de acertar com o Grêmio, mas a diretoria tricolor acabou desistindo do negócio, que já estava avançado. Então, Júlio César acertou sua transferência para a equipe do Toronto, que, apesar de ser do Canadá, disputa a Major League Soccer, principal competição do futebol dos Estados Unidos.

Briga por posição

Se Júlio César acreditava que seria titular do Toronto sem maiores dificuldades, o técnico da equipe, Ryan Nelsen, tratou de esfriar os ânimos nesta quinta-feira. Em cerimônia realizada no Canadá, para comemorar a chega da taça da Copa ao país, Ryan Nelsen afirmou que Júlio César não tem vaga garantida na equipe titular do Toronto. Para alcançar este posto, o goleiro brasileiro terá que fazer por merecer. Nelsen declarou que, quando Júlio César chegar à equipe, será tratado como qualquer outro atleta do Toronto.

Prestigiado

Apesar do ceticismo do treinador, e de ter ficado muito tempo na reserva do Queens Park Rangers, Júlio César segue com o moral elevado. Bradley, volante recém-contratado pelo Toronto, não poupou elogios a Júlio César em entrevista concedida também nesta quinta-feira.

Para Bradley, Júlio César ainda é um dos maiores goleiros do planeta. O volante recordou os grandes títulos conquistados pelo brasileiro, como a Champions League (Júlio estava no gol da Inter de Milão em 2010, quando a equipe venceu a competição europeia). Embora não tenha uma Copa do Mundo no currículo, Júlio César conquistou, com a Seleção Brasileira, duas Copas das Confederações e uma Copa América.

Reforços

O Toronto teve uma temporada ruim em 2013, ficando apenas na penúltima posição de sua conferência na Major League Soccer. Entretanto, o clube tem grandes ambições para a nova temporada. Além de Bradley e Júlio César, a equipe também contratou o atacante Jermaine Defoe e o brasileiro Gilberto, que estava na Portuguesa. Assim, a equipe espera ter um aproveitamento muito superior ao da última temporada, quando conquistou somente 29 pontos, em 34 jogos disputados. Felipão foi um dos primeiros a apoiar publicamente a decisão de Júlio César, reiterando a importância de que o atleta mantenha seu ritmo de jogo.

Nelsen, que atuou como jogador profissional no futebol inglês, acredita que as melhorias técnicas percebidas na MLS nos últimos anos garantirão um ótimo teste para Júlio César antes da Copa do Mundo. O treinador ressaltou que a liga norte-americana é extremamente competitiva e, cada vez mais, atletas do futebol europeu têm se transferido para o futebol dos Estados Unidos.