Publicado em: quarta-feira, 15/08/2012

Julia Child recebe homenagem do Google pelo seu centenário

Julia Child CentenárioNesta quarta-feira, dia 15, é comemorado o centenário de nascimento da culinarista Julia Child. Ela foi batizada com o nome de Julia Carolyn McWilliams e acabou se tornando conhecida como Julia Child e lançou durante sua carreira 20 livros sobre culinária, além de apresentar programas sobre o tema nos Estados Unidos.

Julia Child

Julia Child - Culinarista

Julia Child nasceu no estado americano da Califórnia no ano de 1912, mas foi viver na França no ano de 1948 e assim, se tornou especialista na culinária do país. Assim, resolveu tornar a sofisticada cozinha dos franceses acessível aos americanos e lançou o livro “Dominando a Arte da Culinária Francesa”, que é considerado um marco da culinária na época. Mas Julia ficou realmente conhecida ao apresenta o programa “The French Chef” para a televisão. O programa serviu de inspiração para o filme “Julia & Julia”, que foi lançado no ano de 2009.

Julia é a primogênita de uma rica família californiana e por isso teve o privilégio de estudar na Branson Katherine, que contava apenas com alunos das famílias mais poderosas do país na época. Desde criança Julia mostrava ser uma pessoa aventureira e bastante brincalhona. Além da cozinha, ela mostrava vocação para o tênis e golfe. Quando completou 18 anos, Julia Child se matriculou na escola Smith College, em Massachusetts, e sonhava em ser escritora.

Filha de uma rica família da Califórnia, Julia era a mais velha de três irmãos. Quando pequena, pôde estudar na Branson Katherine, uma renomada escola americana frequentada pela elite do país. Aos 18 anos, matriculou-se no Smith College, em Massachusetts, e tinha a intenção de tornar-se uma escritora.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou Julia foi viver em Washington e passou a trabalhar como assistente de pesquisa para a inteligência do governo dos Estados Unidos. Ela teve papel importante para a comunicação de informações secretas na época. Ela acabou viajando por países como Sri Lanka e China. Em 1945 ela conheceu com Paul Julia Child, colega de trabalho com quem se casou no ano de 1946.

Alguns anos depois o casal foi morar em Paris e ao chegar no país ela passou a se interessar por culinária e foi aluna da escola de culinária Cordon Bleu. Além disso, teve aulas particulares com o renomado chef Max Bugnard. Mais tarde e fundou a própria escola, L’Ecole de Trois Gourmandes.

Com isso, em 1961 Julia Child lançou o livro sobre culinária francesa, que ficou entre os mais vendidos da época. Já em 1962 ela estreou o programa de televisão e se tornou uma celebridade. Mais tarde, nos anos de 1970 e 1980 ela aprecia com regularidade no programa “Good Morning America”, exibido pelo canal ABC. Já no ano de 1993 veio o reconhecimento da culinarista, que foi a primeira mulher a integrar Culinary Institute Hall of Fame. Julia faleceu no ano de 2004, quando falavam apenas dois dias para completar 92 anos de idade.