Publicado em: quarta-feira, 15/08/2012

Julia Child faria 100 anos hoje

Julia Child faria 100 anos hojeComo sempre, o Google escolheu uma forma bastante divertida para comemorar o centenário do nascimento de Julia Child. Mais uma vez o motor de buscar usou um doodle especial, mostrando a cozinheira em frente a uma bancada, onde as letras do Google são formadas com os ingredientes de algum prato.

A homenageada foi autora de 20 livros sobre culinária, tendo ainda conquistado um grande público apresentando um programa de televisão sobre a temática nos Estados Unidos.

Julia Child

Julia Child

Julia Child nasceu nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, em 1912, tendo se mudado para a França em 1948. Foi então somente na Europa que ela tomou gosto pela culinária, decidindo adaptar os sofisticados pratos franceses para os americanos, de forma colaborativa, ela produziu então um livro chamado “Dominando a arte da culinária francesa”, tendo sido bastante inovador na época. Child ficou mesmo conhecida com seu programa “The French Chef”.

Antes disso, Julia trabalhou com a parte de documentação, sendo fundamental na época da segunda guerra com a comunicação de documentos secretos entre autoridades oficiais. Chegou a ser enviada para Sri Lanka e China em missões especiais, ocasião em que conheceu seu marido Paul Child, em 1945. Os dois se casaram um ano depois e posteriormente o marido foi transferido para trabalhar na embaixada americana localizada em Paris.

Esse período em que morou em Paris foi quando ela despertou seu interesse pela culinária francesa, inclusive, frequentando a conhecida e renomada escola de culinária Cordon Bleu. Foi depois de formada que ela se juntou a dois amigos de turma e fundou sua própria escola de culinária, conhecida como L’Ecole de Trois Gourmandes (A escola dos três gourmets). Foi também com estes amigos que ela começou a produzir o livro que pretendia adaptar a cozinha do país europeu de forma mais simples para os americanos.

Julia Child se tornou membro do Culinary Institute Hall of Fame

Julia Child se tornou membro do Culinary Institute Hall of Fame

Foi somente no ano de 1993 que Julia Child recebeu a maior recompensa por todo seu trabalho, tendo sido a primeira mulher a se tornar membro do Culinary Institute Hall of Fame. Seu nome ficou consagrado no mundo todo como um sinônimo de comida boa. No ano de 2002 acozinha onde Julia filmou seus populares programas de culinária ficou exposta no Museu Nacional de História Americano. Julia Child faleceu em 2004, dois anos antes de chegar aos 92 anos, em decorrência de uma insuficiência renal.