quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoJuan Gris é homenageado hoje pelo Google

Juan Gris é homenageado hoje pelo Google

Juan GrisO pintor espanhol Juan Gris é o homenageado do Google nesta sexta-feira (23). O artista, que na realidade se chamava José Victoriano González-Pérez, mas optou usar o pseudônimo pelo qual ficaria conhecido internacionalmente, estaria comemorando o seu 125º aniversário neste 23 de março de 2012, caso ainda estivesse vivo.

Por conta disso o Google, um dos serviços de busca mais acessados por pessoas do mundo inteiro, colocou em sua página inicial uma figura que remete aos mais conhecidos trabalhos de Juan Cris no lugar da sua tradicional logomarca. O objetivo desse doodle é homenagear o ilustre artista. Juan Cris nasceu em Madrid, na Espanha, no ano de 1887, e faleceu na cidade de Boulogne-sur-Seine, na França, no ano de 1927. Na época de sua morte, Juan Gris tinha 40 anos.

Carreira de Juan Gris

Juan Gris começou a sua carreira artística por volta do ano de 1906, ocasião na qual ele se mudou para a cidade de Paris, na França. Na capital francesa foi onde Gris começou a se interessar pela estética cubista.

Juan Cris ganhou destaque mundial por ter feito obras cubistas únicas, que se distanciavam dos trabalhos que eram feitos por pintores como Picasso e Braque. Nas suas telas, era comum a predominância de cores que variavam entre os azuis, violetas e verdes. Além da pintura, Juan Cris também se dedicou a técnica da colagem. Muitos não sabem, mas o artista é considerado o mestre do Cubismo.

Obras de Juan Gris

Entre suas obras que são mais conhecidas por pessoas de diversas pessoas do mundo estão Copos e Jornal(1914), O Pequeno-Almoço (1915), Jarra e Copo (1916), A Garrafa de Vinho (1918) e Garrafa e Fruteira (1919), O Livro da Música (1922) e A Guitarra Frente ao Mar (1925).

Vale lembrar que essa homenagem feita pelo Google para Juan Cris é mundial, ou seja, pessoas que estão em diversas partes do mundo podem conferir esse doodle para o artista quando acessa a página inicial dos sites de buscas.

Doodles do Google

O doodle é uma maneira original e divertida que o Google utiliza para fazer homenagens e lembrar-se de personalidades que foram importantes para o mundo nas mais diversas áreas de conhecimento ou acontecimentos relevantes na história da humanidade. Entre os doodles que mais fizeram sucesso entre os internautas, estão a homenagem para o 30º aniversário do jogo Pacman e também a guitarra Les Paul na página inicial do buscador.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias