sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoJuan Gris é homenageado

Juan Gris é homenageado

pintor Juan Gris receb homenagem

Nesta sexta-feira (22), o Google está homenageando o pintor espanhol cubista Juan Gris. O site de busca criou um doodle especial em comemoração ao 125º aniversário do artista, e quem acessar a página poderá ver o símbolo do Google com uma imagem que remete aos desenhos cubistas feitos por Juan Gris. Ele nasceu em 1887 e seu nome verdadeiro é Juan José Victoriano González.

Vida de Juan Gris

Juan Gris é considerado um dos melhores pintores e escultores da arte cubista que a Espanha já teve, sendo que ele recebeu fortes influências do pintor Pablo Picasso. Juan Gris se formou na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, em Madri. Mas foi em Paris, na França, que o artista pode se aproximar do gênero que o tornou tão famoso e respeitado. Suas obras trazem elementos tipográficos e colagens.

Obras de Juan Gris

Entre tantos trabalhos, os que mais se destacam são: “Fruteira, Copo e Jornal”, “Copo de Cerveja e Cartas de Baralho” e “Vista da Baía”. Algo que desperta o interesse e curiosidade nas obras de Juan Gris é a mescla feita pelo artista do que é realidade e a pintura. Isso leva a uma ideia de ambiguidade, fazendo que com os admiradores das obras tentem decifrar o que é falso e o que verdadeiro no trabalho do pintor. O doodle de hoje faz referência a esta composição de elementos e as formas.

Doodle

Para homenagear datas mundialmente importantes, o Google transforma seu símbolo da página inicial em algo relacionado com a data em questão. Os chamados doodles são customizados e inseridos na página inicial do site de busca. O primeiro doodle foi criado em 1998 para que os fundadores da empresa pudessem informar seus funcionários sobre o festival Burning Man. Atualmente, o Google possui uma equipe especializada para desenvolver os especiais logotipos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias