Publicado em: segunda-feira, 01/09/2014

Jovem que está sendo investigada por injuria racial irá depor nesta segunda-feira

Jovem que está sendo investigada por injuria racial irá depor nesta segunda-feiraNa última quinta-feira (28), o ato de injúria racial que envolveu o goleiro Aranha, na partida entre Grêmio e Santos, repercutiu de forma que nessa segunda-feira (1), o caso terá um importante capítulo. A polícia do Rio Grande do Sul aguarda Patrícia Moreira para depor na 4ª Delegacia de Polícia. A torcedora foi procurada pela imprensa mas não foi encontrada. Além dela, um outro torcedor também é suspeito do crime. Uma câmera registrou a jovem gritando “macaco” voltada diretamente para o goleiro, aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio. O episódio causou grande revolta nas redes sociais.

O diretor das delegacias regionais de Porto Alegre, o delegado Cleber Ferreira diz que ainda espera as imagens da Arena para que a investigação dê um passo à frente. Nessa quinta, a polícia foi atrás da jovem em sua residência, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, entretanto, os familiares afirmam que a casa dela foi apedrejada na sexta-feira. O delegado ressalta que é para os dois comparecerem na segunda, mas, o que está demorando é a chegada das imagens do estádio. É preciso estar com o material em mãos para que possam ouvir os depoimentos. Segundo a polícia, somente os dois foram identificados por ato de injúria racial.

Consequências

Um dia depois do ocorrido, o Grêmio afirmou que cinco torcedores tinham sido identificados pelos xingamentos, porém, 10 pessoas foram apontadas pelo clube por estarem no meio da confusão. Por conta disso, dentro do grupo duas pessoas foram excluídas do quadro de sócios. Já Patrícia Moreira foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Ela prestava serviços a uma empresa terceirizada e serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora xingando o goleiro santista se disseminaram por meio das redes sociais, logo após a partida.