sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaJornais brasileiros abandonam Google News

Jornais brasileiros abandonam Google News

Jornais brasileiros abandonam Google NewsA ANJ, Associação Nacional de Jornais, responsável pelo agrupamento de 90% das publicações diárias do Brasil, tomou na última sexta feira (19) a decisão de se retirar do serviço Google News, além de proibir o buscador de exibir nos resultados notícias de seus associados.

A decisão da ANJ foi apoiada pelos 154 membros, já que o Google tem se recusado a pagar aos jornais pelo uso de suas informações, isso, de acordo com o que Carlos Fernando Linderberg Neto, diretor da associação, afirmou em uma entrevista para o Instituto Knight Center para o Jornalismo das Américas, da Universidade do Texas. A instituição é atualmente presidida pelo brasileiro Rosenthal Calmon Alves.

Lindenberg Neto afirmou que o Google News não ajudava os meios de comunicação a aumentarem sua audiência, porque quando o Google ofertava as primeiras linhas do conteúdo, as possibilidades de os internautas lerem a história completa no link ainda reduziam bastante.

Em dezembro do ano de 2010, a Associação Nacional de Jornais e o Google haviam firmado um acordo, de forma que o buscador apenas mostrasse uma linha de cada notícia, como uma forma de atrair o leitor para o site da publicação, aumentando as audiências do portal.

Entretanto, de acordo com a ANJ, em fala durante a última Assembleia de Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), ocorrida na semana passada em São Paulo, este acordo não estaria garantindo o aumento nos acessos. A Associação acabou se transformando na primeira entidade de união dos jornais que realmente mobilizou os membros integrantes para uma saída em massa do serviço do Google News.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias