Publicado em: quarta-feira, 10/08/2011

Jornada Mundial da Juventude em Madri deve reunir meio milhão de fiéis latinos

Encontro marcado para a semana que vem, a 26ª Jornada Mundial da Juventude, vai reunir quase meio milhão de jovens com o papa Bento XVI. Os jovens deverão sair da América Latina em direção a Madri, sendo que o total esperado de pessoas que estarão presentes é de 1,5 milhão. O encontro está marcado para acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto. Mais especificamente dentro da América Latina, os brasileiros devem ser os mais presentes com 13.472 inscritos até o momento.

Os dados dos inscritos foram fornecidos pelos organizadores do evento. Em segundo lugar, o México é o país que ocupa a segunda posição no maior número de inscritos, com o total de 7.017 pessoas que confirmaram a presença. Na sequência, a Argentina vai levar 6.484. Uma vez em Madri, todos os jovens vão se encontrar com os participantes espanhóis e jovens de diferentes localidades.

Em comparação com as nacionalidades especificamente, aqueles que vão em grupo mais numeroso são os italianos, que já conta com 100 mil inscritos. Não foram contabilizados os participantes espanhóis, por o evento ser na capital do país. Na sequência, os franceses serão os participantes em maior volume, seguidos dos poloneses, alemães e americanos.

As inscrições para participar do evento começaram em 1o de julho de 2010. Desde então, os organizadores da capital espanhola vem se preparando para receber os visitantes, sendo que 693 centros públicos foram procurados para disponibilizarem alojamento aos fiéis. Junto a estes, 790 espaços privados também estão incluídos no evento.