sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTecnologiaJorge Luis Borges: escritor argentino é homenageado pelo Google

Jorge Luis Borges: escritor argentino é homenageado pelo Google

O doddle do Google desta quarta-feira (24) homenageia Jorge Luis Borges pelos seus 112 anos. Ele foi um escritor e critico literário argentino. Jorge nasceu em Buenos Aires no dia 24 de agosto de 1899, mas se mudou para a Suíça com seus pais quando ele tinha apenas 15 anos. Ele terminou seus estudos no país, depois viajou para a Espanha. No entanto, Borges só começou a publicar seus poemas quando voltou a Buenos Aires em 1921.

Ele também publicou ensaios em revistas literárias surrealistas e trabalhou ainda como bibliotecário e professor em uma universidade pública da Argentina. Em 1955, Borges foi nomeado como diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e se tornou professor de literatura da Universidade de Buenos Aires. Em 1961 foi que o escritor começou a ser conhecido internacionalmente quando recebeu o primeiro prêmio internacional de editores, conhecido como Prêmio Formentor.

Muitos de seus livros foram traduzidos e publicados em todos os Estados Unidos e também na Europa. Seus livros mais famosos foram Ficciones (1944) e O Aleph (1949) e suas obras abrangem o caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura. Os escritos de Borges contribuíram significativamente para o gênero da literatura fantástica.

Jorge Luis Borges teve sua fama internacional consolidada na década de 60, quando houve um crescimento dos autores latino-americanos como Gabriel Garcia Marquez. O escritor argentino ainda foi homenageado em uma obra de Umberto Eco, no livro ‘O nome da Rosa’ existe um personagem que faz referência a Borges.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias