Publicado em: segunda-feira, 05/09/2011

Jonathan Ive: designer da Apple há 15 anos garante continuidade da identidade visual da empresa

A renúncia de Steve Jobs ao cargo de principal executivo da Apple, empresa da qual ele é um dos cofundadores, trouxa à tona outros nomes que ficaram ‘esquecidos’ ao longo dos anos em que o então CEO dominava os holofotes. Entre estes, o nome responsável pelo design limpo dos produtos da empresa é Jonathan Ive, britânico de 44 anos que trabalha na empresa há 15 anos. Agora, Ive responde a Tim Cook, indicado por Jobs para substituí-lo no cargo.

O britânico esteve junto com Jobs no desenvolvimentos dos produtos iPod, iPhone e iPad, além de ter contribuído com os iMacs coloridos. A presença de Ive na empresa é uma das garantias que a Apple vai continuar com a sua própria identidade, sendo que o designer ocupa o posto de vice-presidente sênior da divisão da sua área. Mesmo com a renúncia de Jobs a estrutura organizacional interna não sofreu alterações por consequência da mudança de líderes.

Ive tem uma coleção própria exposta no Museum Of Modern Art (Moma), em Nova York, onde a curadora da divisão de arquitetura e design, Paola Antonielli, trabalha. De acordo com ela, “os produtos hoje precisam tem um design melhor para as pessoas comprarem por causa do que Jony Ive, Steve Jobs e a Apple fizeram. De repente as pessoas ficaram acostumadas com a elegância e a beleza, e não tem volta.”

Quando Jobs voltou à Apple em 1997, já como principal CEO da empresa, ele e Ive fortaleceram a parceria que fez com que o designer se tornasse um “guru” para o ex-executivo.