quinta-feira, abril 18, 2024
HomeNotícias de JoinvilleJoinville quer vacinar o maior número de crianças contra a poliomielite

Joinville quer vacinar o maior número de crianças contra a poliomielite

Joinville quer vacinar o maior número de crianças contra a poliomieliteSábado, 08 de junho, vai ser dia de vacinação contra a paralisia infantil. Os pais ou responsáveis tem até o dia 21 de junho para levar as crianças para vacinar. A idade para a vacinação é a partir dos seis meses de vida aos 5 anos incompletos.

A meta é vacinar mais de 30 mil crianças de Joinville enquanto durar a campanha. Para isso, as unidades de saúde e a sala de vacinação central, estarão disponíveis para a população. No sábado a aplicação das doses vai das 8h às 17h.

Campanha de vacinação

O objetivo da campanha é manter a erradicação da paralisia infantil, no Brasil há vinte e quatro anos os casos foram eliminados. Para isso, é importante que os responsáveis protejam a saúde de seus filhos. A vacina é de gotinha, não existe sofrimento para a criança e as unidades de saúde que atendem a demanda são somadas em 55 locais espalhados na cidade.

A poliomielite é uma doença infecciosa sem sintomas evidentes que afeta o sistema nervoso causando a paralisia, o vírus atinge principalmente os menores de 5 anos. Por isso, até a idade estipulada, anualmente a criança deve receber doses da vacina como reforço. A paralisia não tem cura, apenas a prevenção por meio das gotinhas de vacina.

Em 1994, o Brasil recebeu um certificado de erradicação da doença. Embora tenha sido eliminada, é vantajoso manter as campanhas para que o vírus causador não se reintroduza no país, principalmente porque esta é a época da Copa das Confederações e o fluxo de pessoas de outros países é impactante. Crianças que não tomaram doses anteriormente, independentemente devem receber a vacinação preventiva.

As únicas recomendações são para crianças com doenças graves ou febre muito alta, nestes casos os responsáveis devem consultar o atendimento médico para avaliar a situação e decidir a liberação da vacina.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments