sexta-feira, abril 19, 2024
HomeNotícias de JoinvilleJoinville instala dois pluviômetros em comunidades

Joinville instala dois pluviômetros em comunidades

Joinville instala dois pluviômetros em comunidadesA prefeitura de Joinville (SC) disponibilizou dois pluviômetros semiautomáticos para residências particulares, principalmente em regiões apontadas com maior risco de desastres naturais.

Os aparelhos, de fácil manuseio, servem para medir a capacidade de chuva. O morador que receber o aparelho em sua casa passará por um treinamento para acompanhar os dados indicativos no equipamento. Assim que perceber alteração nos registros, o morador deve alertar a Defesa Civil.

Desta forma, pessoas que moram em áreas consideradas de riscos têm maior chance de se prevenir contra desastres causados por chuvas torrenciais.

Parceria entre a prefeitura e o MCTI visa beneficiar Joinville

A cidade de Joinville sofre frequentemente com o problema de ruas alagadas e deslizamentos. Em dias de chuva, determinadas regiões da cidade se tornam intransitáveis. Conforme dados, a zona sul pode ser considerada uma área de grande risco.

Para evitar que algo mais grave aconteça à população, a Defesa Civil tem aprimorado técnicas que são capazes de monitorar e prevenir eventos climáticos de proporções desastrosas. A cidade conta com 11 estações meteorológicas e está iniciando o projeto de pluviômetros semiautomáticos nas comunidades. O objetivo desta ação é fomentar atitudes proativas nas pessoas, principalmente o hábito de notar os riscos iminentes.

Projetos como este, uma parceria entre a Prefeitura de Joinville e o MCTI, são fundamentais para formação e conscientização da população em geral. O repasse de informações, além de ajudar os moradores, serve como alerta para transtornos, em especial deslizamentos ou alagamentos. É um investimento muito importante do Estado, que beneficia a população, frequentemente prejudicada pelas chuvas.

As entidades interessadas em aderir ao pluviômetro como medida de prevenção devem acessar o site do Cemaden e se cadastrar. No site muitas informações sobre o projeto estão disponíveis.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias