Publicado em: sábado, 12/05/2012

Jogos Olímpicos – Torre olímpica é inaugurada em Londres

Londres teve mais um momento marcante referente aos Jogos Olímpicos de 2012. A capital inglesa inaugurou na última sexta-feira (11) uma torre em alusão ao maior evento esportivo. Trata-se de uma obra de arte que já vem dividindo a opinião dos londrinos.

A Torre Olímpica é um monumento de 115 metros de altura, desenhada pelo artista plástico russo Anish Kapoor. A estrutura – mais alta que o Big Ben – tem um design arrojado, cheio de curvas, vermelha e sua concepção remete a uma órbita.

De acordo com o autor da obra, a torre é uma obra experimental, que o próprio Kaspoor admite como ‘complicada’, mas que segundo o artista, ‘abre caminhos’. Alguns ingleses chegaram a compar o monumento a um escorregador gigante.

Outro ponto de polêmica em torno da Torre Olímpica é o seu custo, orçado em mais de 22 milhões de libras (algo equivalente a aproximadamente R$ 70 milhões) e foi custeada pelo poder público. As críticas residem no fato do governo, que enfrenta medida de cortes de gastos, estar desperdiçando dinheiro com uma obra deste porte.