Publicado em: sábado, 07/07/2012

Jogos Olímpicos – Rodrigo Pessoa será porta-bandeira em desfile de abertura

O cavaleiro Rodrigo Pessoa será o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia 27 de julho. O anúncio foi feito na última sexta-feira (06), pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), enquanto Pessoa estava na cidade de Aachen, na Alemanha, onde disputa o último Grand Prix antes dos Jogos de Londres.

Curiosamente, a confirmação de Rodrigo Pessoa como porta-bandeira da delegação brasileira aconteceu antes do cavaleiro ser oficializado pela Confederação Brasileira de Hipismo. A convocação da equipe de saltos que irá para Londres deverá ser feita somente na semana que vem, na segunda-feira (09).

Rodrigo Pessoa se encaminha para a sua sexta edição de Jogos Olímpicos que disputa consecutivamente. A primeira participação foi em Barcelona, em 1992. Em vinte anos, o cavaleiro acumulou três medalhas olímpicas: ouro na prova individual de saltos em Atenas-2004, e bronze na disputa por equipes nos Jogos de Atlanta, em 1996, e em Sidney-2000.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman elogiou Pessoa, sobretudo pelas conquistas olímpicas e por seu histórico de participação nos Jogos, além de ter ressaltado o fato de que o pai de Rodrigo Pessoa também ter sido um atleta olímpico. Nuzman ainda disse que o Brasil estará muito representado pela figura do cavaleiro. Pessoa, por sua vez, afirmou que foi uma ‘surpresa agradável’ saber que foi o escolhido para ser o porta-bandeira na abertura dos Jogos, ressaltando que este é o sonho de qualquer atleta.

Com a escolha de Rodrigo Pessoa, o Brasil deixa de ter um atleta da vela como porta-bandeira na abertura das Olimpíadas, algo ocorrido nas duas últimas edições dos Jogos. Em 2008 Robert Scheidt foi o escolhido para liderar o desfile da delegação brasileira, enquanto que em 2000 esta tarefa coube a Torben Grael.