quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesJogos Olímpicos - Pistorius irá disputar revezamento em Londres

Jogos Olímpicos – Pistorius irá disputar revezamento em Londres

O sul-africano Oscar Pistorius irá disputar a prova do revezamento dos 4×100 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Londres. O Comitê Olímpico emitiu a autorização nesta quarta-feira (04), e com isso Pistorius será o primeiro atleta com as pernas amputadas a disputar uma prova de atletismo em Olimpíadas.

Além de integrar o time da África do Sul no revezamento, Pistorius também foi aceito para competir na prova individual dos 400 metros rasos. O atleta sul-africano não havia obtido o índice olímpico de 45s30 – embora tenha conseguido a marca de 45s20, mas em uma prova não homologada pela Federação Internacional de Atletismo – mas a Federação Sul-africana de Atletismo fez um pedido para que Pistorius fosse convidado para participar dos Jogos, e acabou sendo atendida.

Pistorius conquistou a medalha de prata no 4×100 em uma etapa do Mundial realizado na Coreia do Sul, no início deste ano. No entanto, o atleta sul-africano não competiu durante o evento, já que participou como reserva do time de seu país. Pistorius é conhecido como ‘Blade Runner’ e também recebe a alcunha de ‘homem mais rápido sem pernas’.

O corredor da África do Sul utiliza próteses de fibra de carbono, e desde 2008 está autorizado a participar de provas com atletas que têm as duas pernas. Até então a Federação Internacional não permitia a presença de Pistorius, por entender que suas pernas artificiais poderiam representar algum tipo de vantagem sobre os demais.

Confirmado nas Olimpíadas, Pistorius desta forma participará das duas edições olímpicas de Londres este ano. Além das duas provas em que foi autorizado a participar a partir do dia 27 de julho, o atleta também irá representar a África do Sul nos Jogos Paraolímpicos, que iniciam logo em seguida, na capital inglesa.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias