Publicado em: quinta-feira, 19/07/2012

Jogos Olímpicos – Mano afirma que negociações não atrapalham a seleção

Em meio à preparação para a busca inédita da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, parte dos jogadores da seleção brasileira de futebol se vê envolvida no meio de negociações no mercado europeu (em plena atividade após o fim da temporada e com a janela de transferências se encerrando dentro de algumas semanas). No entanto, o técnico Mano Menezes não acredita que isto poderá tirar o foco de sua equipe.

Do grupo que se encontra treinando em Londres, nove dos 18 jogadores acertaram suas transferências ou estão envolvidos em rumores de negociações. Para o treinador, este processo é algo normal no futebol, sobretudo quando envolve jogadores de destaque em suas equipes, além de ser um direito de cada atleta desejar buscar mudança de time.

O técnico da seleção afirmou que mesmo envolvidos em negociações, seus atletas não têm alterado seu foco nos objetivos da seleção, sabendo separar suas carreiras em seus clubes e o compromisso firmado de tentar assegurar pela primeira vez na história do país uma medalha de ouro para o futebol brasileiro em Olimpíadas.

Um exemplo de que os jogadores tentam conciliar os treinos com o mercado europeu é o meia Oscar. Logo em sua chegada a Londres, o jogador pediu dispensa para ir realizar exames médicos e se encontrar com representantes do Chelsea, para onde deverá se transferir na próxima temporada. Além do meia, os atacantes Hulk e Leandro Damião, além de Lucas, Bruno Uvini, Paulo Henrique Ganso e Rafael também têm seus nomes envolvidos em possíveis transferências.

Uma das exceções é o atacante Neymar, que curiosamente, em outras participações pela seleção brasileira era obrigado a responder sobre rumores de transações para a Europa. Com contrato assegurado com o Santos até 2014, o principal nome do futebol brasileiro acabou deixando de ser um dos alvos dos rumores nesta janela de transferência.