Publicado em: terça-feira, 08/11/2011

Joe Frazier morreu nesta segunda-feira, aos 67 anos

Nesta segunda-feira, aos 67 anos, o ex-boxeador Joe Frazier morreu na Filadélfia. O implacável atleta, que era visto como muitos como um punho de ferro, tornou-se campeão dos pesos pesados. Além disso, era reconhecido por ter feito três lutas históricas com Muhammad Ali.

Ele era conhecido como “Smokin’Joe” Frazier, e foi o primeiro atleta a conseguir vencer o famoso Muhammad Ali. Sua morte veio um mês depois de ele ser diagnosticado com câncer no fígado. O agente pessoal do ex-boxeador, Leslie Wolff, foi quem confirmou seu falecimento.

Em 1964, ele conquistou a medalha de ouro para os Estados Unidos, com a vitória dos pesos pesados nas Olimpíadas daquele ano, que aconteceu em Tóquio. Joe Frazier sustentou o título de campeão do mundo entre os anos 1970 e 1973. Suas batalhas com Muhammad Ali aconteceram nos anos 1970, e figuram entre as lutas mais famosas do esporte. Frazie derrotou Ali na primeira luta, e foi vencido nas demais.
Os dois atletas, apesar de serem ambos campeões olímpicos e negros norte-americanos, possuíam personalidades muito dististas. Ali era carismático e se promovia sozinho. Já Frazier era um atleta muito orgulhoso. Joe Frazier reuniu 32 vitórias, um empate e quatro derrotas. Aposentou-se em 1976, após perder uma luta para George Foreman. Porém, em 1981, voltou para mais uma luta antes de terminar definitivamente sua carreira. Ele só foi derrotado por Foreman e Ali.