Publicado em: sexta-feira, 30/05/2014

Joaquim Barbosa anuncia saída do STF

Joaquim Barbosa anuncia saída do STFO ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, já divulgou que irá deixar o cargo no final do mês de junho. Ministro disse que deixará Supremo Tribunal Federal (STF) no final de junho. A notícia foi dala na última quinta-feira, dia 29 de maio, aos jornalistas. Barbosa irá se aposentar.

Ele diz que o rumo do processo e os recursos dos condenados ao mensalão do PT, que ainda estão pendentes, está completamente superado. Joaquim Barbosa conta que espera que a ação penal 470 saia da vida de todos e o assunto seja esquecido. O ministro diz que foi motivado pelo livre arbítrio para deixar de vez o tribunal.

Para divulgar sua decisão, o ministro deixou a sessão e a presidência para Ricardo Lewandowski, para poder falar com os jornalistas durante seis minutos. Barbosa ressaltou que já tinha falado que não levaria o mantado até o fim. Ele está com 59 anos de vida e deixará tanto o cargo de ministro quando a presidência do STF.

Se Barbosa não tivesse tomado essa decisão, ele só precisaria deixar o STF por lei quando chegasse aos 70 anos. Nessa idade, os ministros são aposentados de forma compulsória. Barbosa disse que sempre deixou claro que não tinha desejo de ficar a vida toda no STF. Ele diz que o seu conceito de vida público tem base no princípio republicano de que os cargos precisam ser ocupados até um prazo e depois é preciso dar a vez para outras pessoas.

Barbosa está no Supremo Tribunal Federal há 11 anos. Ele diz que não teve nenhum tipo de decepção durante o período em que está na Corte. Ele ainda tem dois planos para os próximos meses, o primeiro é assistir a Copa do Mundo na cidade de Brasília. O segundo e, possivelmente, o mais importante, é descansar.

A decisão de se aposentar veio em janeiro, na época em que viajou para a Europa. Primeiramente, ele tomou consciência de que precisa descansar. Depois de ter viajado para a França e Grã-Bretanha ele finalmente pensou ter chegado o momento de se aposentar.