Publicado em: sábado, 24/09/2011

Jim Henson recebe homenagem

Jim Henson, criador dos Muppets, faria hoje 75 anos

O site de buscas Google publicou neste sábado (24) uma ilustração conhecida como ‘doodle’ para homenagear a data que marcaria o 75 aniversário de Jim Henson, criador e manipulador dos bonecos Muppets. Dessa vez, a logomarca entra na categoria das produções animadas, pois o internauta pode ‘brincar’ com os Muppets na própria página do navegador. Algumas gracinhas podem ser feitas caso o internauta explore todos os botões da imagem.

A primeira produção de bonecos feita por Henson foi batizada de ‘Sam e Seus Amigos’, na qual o sapo Kermit (Caco, o Sapo, na tradução brasileira) aparece pela primeira vez. Com o sucesso do seu trabalho, Henson decidiu abrir a sua própria empresa, momento em que decidiu usar o nome Muppets, Inc. pela primeira vez. Depois, o empresário decidiu mudar o
nome da sua companhia e hoje ela se chama ‘The Jim Henson Company’. A expansão da sua carreira deu vida aos outros personagens, como o Sam, Harry e Yorick.

Alguns dos programas mais populares da carreira de Jim Henson foram o ‘Sesame Street’ e o ‘The Muppet Show’. O primeiro foi realizado em parceria com a empresa de Joan Ganz Gooney e tinha caráter educativo para o público infanto-juvenil. O segundo foi o mais popular dos Muppets, com os personagens Caco, Fozzie, Gonzo, Rizzo, Senhorita Piggy, entre outros, que recebiam celebridades da vida ‘real’.

O criador dos Muppets faleceu no dia 16 de maio de 1990 por consequência de uma pneumonia. Henson quis ser cremado e teve suas cinzas espalhadas pelo seu rancho em Santa Fe, nos Estados Unidos.