Publicado em: sexta-feira, 07/12/2012

Japão é atingido por terremoto; ondas chegam a um metro

Japão é atingido por terremoto; ondas chegam a um metroNesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, o Japão foi atingido por mais um terremoto. Dessa vez, o tremor registrado teve a magnitude de 7,3 graus e atingiu a região nordeste do país. O terremoto fez com que fosse disparado um alerta de tsunami no país, que registrou ondas de até um metro de altura.

Não há informações de danos graves, mas o que se sabe é que várias pessoas ficaram feridas na costa nordeste japonesa. Essa região é a mesma que teve um terremoto seguido de tsunami em março do ano passado. Na ocasião, mais de 15 mil pessoas morreram e outras 3,2 mil desapareceram.

O terremoto registrado nesta sexta-feira aconteceu por volta das 17h18 no horário Local (6h18 de acordo com o horário de Brasília). Seu epicentro estava localizado no mar.

Um alerta de tsunami chegou a ser dado pelas autoridades, e a televisão local alertou para que as pessoas procurassem abrigos em lugares altos. Na costa do país, os bombeiros e voluntários retiraram os moradores que ficam próximas ao mar.

Ainda não há informações se as usinas nucleares que ficam na área do terremoto foram danificadas, assim como aconteceu em 2011.

A circulação do trem-bala e as linhas de trens locais foram interrompidas por conta dos tremores, que puderam ser sentidos também em Tóquio, capital do país, que também teve seus serviços de metrô e trem interrompidos por alguns minutos.

As informações do Instituto Geológico dos Estados Unidos dizem o epicentro do terremoto aconteceu a cerca de 245 quilômetros da cidade de Kamaishi, que fica na costa do país. O tremor aconteceu a uma profundidade de 36 quilômetros. Pouco tempo depois, às 17h31, foi registrado um segudo terremoto, de magnitude 6,2, na mesma região.