Publicado em: quinta-feira, 15/03/2012

Japão é atingido por pequeno tsunami após terremoto

Nesta quarta-feira (14), o norte do Japão foi atingido por pequenas ondas de um tsunami, que foi provocado após um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter. As ondas alcançaram o litoral da linha de Hokkaido, no entanto, de acordo com a Agência Meteorológica do país, não causaram prejuízos e danos para a região. A agência havia emitido um alerta de tsunami, porém ele foi revogado.

O órgão manteve o alerta sobre as ondas gigantes na ilha de Hokkaido e também nas provinciais de Iwate e Aomori, porém este foi revogado às 19h40 (7h40 no horário de Brasília) depois que houve a confirmação de o aumento de água foi de apenas 10 centímetros em determinados locais da província de Aomori e na ilha setentrional de Hokkaido. Outros pontos que registraram o tsunami tiveram a elevação do mar quase insignificante.

Iwate mais afetada no ano passado

A província de Iwate foi uma das mais atingidas pelo devastados tsunami no ano passado, e causou a morte de mais de 19 mil pessoas no nordeste do Japão, além de provocar a maior crise nuclear em 25 anos. Nesta quarta-feira, as autoridades enviaram os alertas através de auto-falantes, onde pediam para que as pessoas fossem a procura de lugares mais altos e não chegarem próximas das áreas litorâneas.

Depois do terremoto, a Agência de Segurança Nuclear do país começou uma revisão em diversas usinas atômicas, paralisando seus serviços por segurança, para evitar o que aconteceu no ano passado em Fukushima. O centro de reciclagem de resíduos nucleares em Aomori, de acordo com a TV NHK, também não sofreu irregulares devido aos tremores.