Publicado em: sábado, 29/09/2012

J.K. Rowling aposta em crítica social com novo romance

J.K. Rowling aposta em crítica social com novo romanceJ.K Rowling, a autora do sucesso mundial Harry Potter, realizou nesta semana a leitura de alguns trechos de seu primeiro romance para adultos, a obra “The Casual Vacancy”. O livro conta uma história carregada de humor negro e apresenta um perfil bem diferente das aventuras vividas pelo mago Harry Potter.

Na ocasião da leitura, a escritora revelou que nunca pretendeu escrever um romance sério para adultos, além de que possuía uma história juvenil quando teve a ideia do novo romance durante um vôo. Em outros momentos, J.K. já havia revelado que a ideia para o surgimento de Harry Potter começou enquanto ela realizava uma viagem de trem.

O enredo da nova obra aborda um cenário de guerra aberta entre moradores de uma cidade fictícia, chamada Pagford. A briga acontece por conta do preenchimento de um cargo na prefeitura, ocupado até então por Barry Fairweather, um grande defensor da população de uma área mais marginal da cidade.

A morte inesperada do defensor acaba resultando no afloramento dos instintos mais obscuros de moradores considerados até então pacíficos, gerando um conflito entre toda a população. Na imprensa britânica, as críticas foram de todos os tipos, mas numa avaliação geral, positivas.

Desde o último lançamento do livro de Harry Potter, há mais de cinco anos, este é o primeiro livro lançado por Rowling, servindo como motivo para que a escritora se postasse para a leitura em um auditório lotado. A escritora é muita conhecida por seu jeito reservado.

A entrada para a leitura custou quinze libras, o equivalente a R$ 49,23, dando ainda o direito de ouvir a leitura e momento de perguntas ao final da apresentação, além de conseguir um exclusivo autógrafo.