Publicado em: segunda-feira, 26/12/2011

Itaú inicia nova campanha de corte gastos

O Itaú tem planos em busca de maior eficiência, que já começa a mostrar impacto na cadeia de fornecedores do banco. As empresas parceiras estão com menos serviços devido os cortes de despesas promovidos pelo banco, incluindo renegociação de contratos e até cancelamento de alguns.

Os ajustes atingem principalmente a área de marketing, mas a redução das despesas acontece em toda a organização. Isso inclui corte de gastos com correios, central de atendimento e softwares. Uma das agências de publicidade responsáveis pela divulgação precisou demitir 40 pessoas com a renegociação do contrato.

O plano de melhora do índice de eficiência foi traçado após a fusão com o Unibanco. Esse indicador mede a relação entre despesas e receitas da instituição financeira e melhor é que o índice esteja cada vez menor. Esse índice também pode ser medido com o avanço da receita.

O objetivo da instituição é uma economia de 18% para 2012. O banco pretende inclusive utilizar alternativas às ligações telefônicas nas centrais de atendimento, como envio de mensagem de texto ou e-mails. Em dois anos com as medidas planejadas é possível alcançar uma redução de 18%.