Publicado em: sexta-feira, 09/12/2011

Itaú BBA estuda abrir filial no México

O Itaú BBA tem realizado diversas ações de expansão na América Latina. Primeiro, foi a instalação de uma filial na Colômbia Agora, o banco de investimentos estuda a entrada no México. “Já estamos com operações fortes na Argentina e no Chile e abrimos um escritório de representação no Peru”, comentou o presidente da instituição, Cândido Bracher, sobre as ações.

De acordo com ele, a expansão é mais fácil para o BBA que para o Itaú Unibanco , pois os bancos de varejo conseguem crescer em outros países através de aquisições. “Vamos investir para ampliar cobertura de empresas e fazer originação de operações. Estamos contratando mais funcionários”.

No dia 10 de novembro, o Itapu BBA conseguiu uma autorização do Banco Central brasileiro para estruturar uma filial na Colômbia. O banco terá capital inicial de aproximadamente R$ 320 milhões para operar no país, mas ainda espera o aval de órgãos reguladores locais para iniciar as atividades. A filial terá aproximadamente 37 funcionários.

Alberto Fernandes, vice-presidente do BBA, afirma que a Colômbia foi escolhida pelo crescimento da economia e pelo grau de abertura do mercado colombiano ao exterior. Já para o vice-presidente executivo do banco, Jean-Marc Etlin, a escolha também condiz pelo fato de Chile, Colômbia e Peru possuem um acordo de bolsas.