Publicado em: sábado, 02/07/2011

Itamar Franco morreu: Ex-presidente falece aos 81 anos

Por consequência das complicações de uma pneumonia, o ex-presidente Itamar Franco morreu no sábado (02) pela manhã. Itamar estava ocupando o cargo de senador (PPS-MG) e foi hospitalizado no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 21 de maio. Quando procurou atendimento médico, o ex-presidente reclamava de sintomas de gripe. Com os exames realizados foi descoberto que Itamar estava com leucemia em estágio inicial.

Sua gestão como presidente da república foi depois do impeachment de Fernando Collor, pois fazia parte da chapa como vice-presidente. Foi durante o seu governo que Fernando Henrique Cardoso assumiu a pasta do Ministério da Fazenda, pois a inflação da época fez com que o então presidente trocasse diversas vezes o responsável por aquele setor. Além disso, foi Itamar quem implantou o Plano Real, que continua sendo o atual.

Outro fato curioso que faz com que o ex-presidente tenha ocorrências únicas na sua vida é o seu nascimento ter sido dentro de um navio de cabotagem. O percurso era do Rio de Janeiro a Salvador, e por isso seu nascimento foi registrado na capital baiana. Porém, sua mãe fez questão de refazer o registro em Juíz de Fora, para deixar certa a sua terra de origem.

Quando saiu da presidência e voltou ao governo de Minas, Itamar chegou a dizer que se incomodava com a associação do Plano Real à FHC. Em Minas, Itamar criticava constantemente a atuação de FHC como presidente.