Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Irã diz que não aceitará pré-condições em negociação nuclear

Nesta segunda-feira (9), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, concedeu entrevista para a imprensa iraniana, e afirmou que o país não irá aceitar pré-condições das potências mundiais antes das negociações relacionadas as suas atividades nucleares sejam retomadas no final de semana.

Segundo a agência de notícias Parlamento iraniano em reportagem da agência Reuters, publicada pelo portal Terra, o ministro Selehi afirmou que “estabelecer condições antes da reunião significa tirar conclusões, o que é completamente sem significado, e nenhuma das partes irá aceitar condições estabelecidas antes das conversas”.

Autoridades querem a suspensão das atividades para as negociações

As autoridades norte-americanas, por sua vez, afirmam que a suspensão do enriquecimento de urânio, assim como o fechamento do complexo nuclear, localizado nas profundezas de uma montanha em Qom, são fundamentais as que as negociações sobre as atividades nucleares entre as potências e o Irã. As reuniões sobre o assunto deverão ser retomadas em Istambul no próximo sábado.

Os Estados Unidos, juntamente com seus aliados, pretendem conseguir um acordo com o governo iraniano com relação ao programa nuclear. As potências mundiais acreditam que o Irã utiliza seu programa para desenvolver armas nucleares secretamente. O Irão, no entanto, afirma que suas atividades são pacíficas e se nega a parar com o enriquecimento de urânio.